receita

BIOMASSA: DESCUBRA TODOS OS BENEFÍCIOS DA BANANA VERDE

A CIÊNCIA COMPROVOU MAIS UM PODER DESSE SUPERALIMENTO


Eliane Contreras | Jun 24, 2019

 

Prolongar a sensação de saciedade, manter o intestino saudável e evitar o acúmulo de gordura no corpo são alguns dos benefícios comprovados da biomassa de banana verde. Recentemente a ciência confirmou mais um: controla o perfil de açúcar no sangue, o que faz com que o consumo regular do alimento previna diabetes. Para chegar a esse resultado, pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) acompanharam 113 voluntários adultos, durante seis meses. “Os voluntários que já tinham a doença e que consumiram a biomassa no período da pesquisa também apresentaram melhoras nos níveis de glicemia”, diz a nutricionista Edna Costa, autora do estudo e entusiasta da biomassa de banana verde.  

Feita com a fruta ainda verde, a biomassa tem a aparência de um purê que pode ser usado como espessante em diversas preparações: molho, sopa, feijão e estrogonofe. Mas, se você preferir, dá para usar em doces. Tem gente que faz até brigadeiro com a biomassa. E o gosto? É neutro. “A biomassa não interfere no sabor da receita”, garante a nutricionista. Como não amadureceu, o amido da banana ainda não se transformou em frutose (açúcar natural da fruta) e, por isso, não tem sabor. Mas a banana precisa estar realmente verde, do contrário o purê deixa gosto residual. Por isso, se aquela banana verde que você comprou para fazer a biomassa começou a amarelar, mesmo que levemente, esqueça. Espere para comer a fruta madura.

Aliás, quanto mais verde a banana, maior a quantidade de amido resistente — um tipo de fibra que o nosso organismo não consegue digerir, mas que funciona como um nutriente excepcional para as bactérias probióticas (as boas) que vivem no nosso intestino. E, por isso, essa tal fibra faz da banana verde um alimento prebiótico, importante para aumentar a imunidade e manter a saúde, prevenindo doenças como o câncer de cólon e de intestino. Ao chegar intacto no intestino, o amido resistente exerce mais uma função: estimula o bom funcionamento do órgão (ótimo para quem tem intestino preso) e, com isso, diminui o acúmulo de toxinas no organismo. 

Existe a biomassa pronta à venda em empórios e supermercados. Mas, se quiser, você pode preparar em casa. Não é difícil, porém exige um pouco de dedicação na cozinha e na busca da banana verde. Mas vale à pena: uma receita (abaixo) rende uma boa quantidade e você pode congelar em forminhas de gelo para usar no dia a dia. Dois cubinhos por dia são suficientes para obter todos os benefícios. Sugestão: junte um gelinho de biomassa no preparo do feijão, outra no suco ou no smoothie, além de fazer receitas doces (mousse, brigadeiro, bolo). Só não pense que, sozinha, a biomassa faz milagres. Ela deve fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada para que você possa contar com os resultados positivos.  

 
BIOMASSA DE BANANA VERDE

Ingredientes

De 8 a 10 bananas-nanica (ou prata) bem verdes

Modo de fazer 

Destaque as bananas do cacho com cuidado para que se mantenham íntegras e bem fechadas. Lave com uma esponja, água e sabão. Enxague bem. Em uma panela de pressão, coloque água até a metade e ao fogo e, só depois de ferver, acrescente as bananas e tampe. Assim que a panela pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 8 minutos.  Desligue o fogo, mas mantenha a panela fechada até todo o vapor sair naturalmente (não tente acelerar o processo). Retire a casca da banana ainda quente e bata a polpa no liquidificador ou processador até virar uma pasta lisa. Se estiver difícil de bater, junte um pouco de água fervente (não use a do cozimento). A biomassa dura de três a cinco dias na geladeira e até três meses no freezer. Descongele em banho-maria para usar nas receitas ou use congelada em sucos e smoothies.

Rende: 5 xícaras.

Tempo de preparo: 40 minutos.