OUTUBRO ROSA

ALIMENTAÇÃO E CÂNCER DE MAMA: ENTENDA A RELAÇÃO

SAIBA QUE TIPOS DE ALIMENTOS MANTER BEM LONGE DO SEU PRATO.


DRA PATRÍCIA MELO | Oct 19, 2018

Seguido pelas doenças cardiovasculares, o câncer tem aparecido como a segunda causa de morte em muitos países. Aqui no Brasil, o câncer de mama é a primeira causa de morte entre as mulheres. E, infelizmente, os números só aumentam.

Por que esse aumento?

O desenvolvimento do câncer é caracterizado pelas alterações do DNA, sendo que algumas delas podem ser herdadas geneticamente. Entretanto, tais alterações não explicam o aumento das taxas de câncer de mama pelo mundo. Há fatores do estilo de vida que parecem estar envolvidos nesse aumento como, por exemplo, a obesidade e a deficiência de vitamina D. Vc sabia que 54% da população brasileira está acima do peso?

O acúmulo de gordura  contribui muito para o risco de câncer. As células de gordura (adipócitos) fabricam substâncias que ativam a inflamação silenciosa no organismo. Hoje sabemos que a inflamação é a base das doenças crônicas e cânceres. A inflamação pode lesar o DNA das células mamárias, causando o câncer de mama.

O consumo de dietas ricas em gorduras saturadas e pobres em fibras e vegetais tem associação comprovada com o aparecimento da neoplasia mamária. Alimentos industrializados, processados e ultraprocessados, açúcares refinados e diversos outros se consumidos com regularidade e por tempo prolongado, são capazes de causar alterações celulares que levam ao desenvolvimento do câncer. Contudo uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes podem resultar em um processo inverso e diminuir a incidência dessas anormalidades na célula.

Assim, por exemplo, dietas ricas em ácidos graxos poliinsaturados ômega 3 (AGPI ω-3), flavonóides, vitaminas A e E, bem como em minerais, incluindo selênio e zinco, têm sido associadas a redução de risco desta neoplasia.

Fique de olho.