ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

AGOSTO É MÊS DE QUE?

ALIMENTOS DA SAFRA TÊM MENOS (OU NENHUM) AGROTÓXICO 


Helen Almeida | Aug 12, 2019


Sempre que for possível você comprar frutas, verduras e legumes orgânicos, não tenha dúvida que essa é a melhor opção. Mas a gente sabe que, embora a oferta de itens sem agrotóxicos tenha aumentado bastante nos últimos anos, ainda é difícil para a maioria dos consumidores brasileiros investir apenas nos hortifrútis 100% livres de agrotóxicos. Nem por isso as pessoas devem suspender ou reduzir esses alimentos do cardápio mas, sim, escolher aqueles específicos de cada época do ano.

Pode reparar: os itens da safra são sempre mais saborosos e suculentos, além de apresentarem uma quantidade menor de agrotóxicos que os demais produtos, como aqueles morangos à venda em fevereiro e março — geralmente cultivados em estufa e, por isso, com uma concentração de defensivos até maior que os cultivados de maneira convencional. “Não bastasse isso, as frutas fora da safra são retiradas do pé ainda verdes e, até que estejam prontas para o consumo, perderam boa parte dos nutrientes”, explica a nutricionista clínica e esportiva Angélica Lima, de São Paulo.  

Já os alimentos cultivados e colhidos no tempo e em condições climáticas ideais se desenvolvem melhor e, por serem naturalmente mais resistentes, necessitam pouco (ou nenhum) agrotóxico, como os fungicidas. “Ou seja, o risco de o consumidor ingerir substâncias tóxicas é sempre menor com as opções da safra”, complementa a nutricionista. As frutas, verduras e os legumes sazonais têm mais uma vantagem: o preço é bem mais acessível. Então, na próxima ida à feira ou supermercado, leve com você esta lista – ela traz os alimentos da safra de agosto.

FRUTAS

Banana-nanica, carambola, caju, kiwi, lima, maçã, mamão, laranja-pera, mexerica, morango e tangerina.

LEGUMES

Cenoura, abóbora, abobrinha, inhame, ervilha, fava, cará, mandioca, mandioquinha, nabo, pimentão e rabanete. 

VERDURAS

Brócolis, alho-poró, agrião, chicória, coentro, couve, couve-flor, escarola, erva-doce, espinafre, mostarda e rúcula.

Ouça mais informações da nutricionista Angélica Lima sobre a importância dos alimentos sazonais.