CARDÁPIO SAZONAL

ABRIL É MÊS DE QUE?

Chegou a melhor época de catalonha, mandioca, gengibre, hortelã, mexerica cravo e outras delícias! 


Redação | Apr 04, 2022

O clima do outono (calor mais ameno e chuvas menos intensas) é propício para as hortaliças de folhas, assim como para as ervas, raízes e frutas cítricas. Destacamos os benefícios de cinco desses alimentos: catalonha, mandioca, gengibre com folhas, hortelã e mexerica cravo. Confira (mais abaixo) a lista completa da safra, com todas as opções que podem ser encontradas com mais facilidade, este mês, nas feiras e hortifrutis. 

CATALONHA

Da mesma família da escarola, chicória e almeirão, a catalonha (Chicorium intybusé) é uma hortaliça verde-escura rica em fibras, ferro, fósforo, cálcio e vitaminas A, C e do complexo B.

Folhas e talos podem ser consumidos crus (na forma de salada) ou refogados, como acompanhamento ou no recheio de tortas e panquecas. O sabor amargo (sinaliza que a verdura tem potencial detoxificante) é amenizado no processo de fervura, mas, para preservar os nutrientes, deixe a catalonha de molho em bastante água no mínimo por 30 minutos (troque a água a cada 15), escorra bem e refogue rapidamente (pôr e tirar da panela em segundos) com alho e azeite. Tempere com sal e limão. 

MANDIOCA

Também conhecida como aipim ou macaxeira, a mandioca é uma raiz altamente energética, mas, por ser composta de carboidrato complexo, vira açúcar no sangue lentamente, ou seja, garante energia por mais tempo, sem provocar picos de insulina. 

Rica em cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C, faz bem para o coração, melhora a digestão e o humor. Já os polifenóis e as saponinas, também presentes na sua composição, aliviam dores nas articulações, segundo estudo publicado na revista Nutrients. Cozida, a mandioca é ótima para substituir outros alimentos fonte de carboidrato como arroz, batata e macarrão. 

GENGIBRE COM FOLHAS

Bastante conhecido pelos seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, o gengibre (Zingiber officinale Roscoe) também ameniza dores nas articulações, na forma de chá (ferva a água, desligue o fogo e acrescente o sumo do gengibre fresco). Para tratar rouquidão e inflamação na garganta e prevenir gripe e resfriado, prepare o chá por decocção (ferva a raiz fresca triturada por 10 minutos com hortelã e casca de 1 limão). 

Os compostos fenólicos presentes no rizoma, especialmente o gingerol, tem mais funções benéficas: amenizam enjoo (especialmente em mulheres grávidas), melhoram a digestão e combatem alterações no intestino. 

Use o gengibre (fresco ou em pó) também no suco detox ou como tempero de refogados. A vantagem de comprar a versão com talos e folhas? Sinal de que o gengibre acabou de ser colhido (ou quase) e ainda está no auge do seu frescor. 

HORTELÃ

Nas preparações culinárias (de chá a saladas), a hortelã (Mentha piperita e Mentha spicata) empresta sabor refrescante e suave, além de acrescentar vitaminas C, D e algumas do complexo B. Garante ainda magnésio, ferro, sódio e potássio. Suas substâncias bioativas ajudam na digestão, combatem prisão de ventre, sintomas da gripe e náuseas. 

Dica: cultive a erva em casa. Desde que não falte água e luz, ela cresce em qualquer lugar. É bastante resiliente e o aroma forte e agradável exalado pela hortelã alivia dores de cabeça e acalma.  

MEXERICA CRAVO

Casca mais avermelhada (quando madura) e sabor menos ácido são características inconfundíveis da mexerica cravo (ou tangerina cravo). Como toda fruta cítrica, contém vitamina C (substância com ação antioxidante e anti-inflamatória), além de uma boa dose de fibras (estimulam o funcionamento do intestino e protegem o organismo de várias doenças). 

A mexerica ainda tem propriedade laxativa, mas para se obter esse benefício, é importante consumir a fruta com o bagaço. 

O QUE MAIS TEM NA SAFRA DO MÊS? 

Acompanhe a lista de legumes, verduras e frutas que estão na melhor época do ano

LEGUMES

Abóbora d'água

Abóbora japonesa

Abóbora paulista

Abóbora seca

Abobrinha brasileira

Batata-doce amarela

Batata-doce rosada

Batata-doce roxa

Berinjela japonesa

Cará

Chuchu

Inhame

Jiló

Mandioca

Pepino caipira

Pepino comum

Pimenta vermelha

Cebola estrangeira argentina

VERDURAS

Acelga

Alface crespa

Alface lisa

Catalonha

Cebolinha

Escarola

Gengibre com folhas

Hortelã

Repolho verde

Repolho roxo

FRUTAS

Abacate (avocado)

Abacate fortuna/quintal

Ameixa estrangeira

Atemoia

Banana nanica

Caqui

Cupuaçu

Kiwi nacional

Maçã nacional gala

Maracujá azedo

Melancia

Pera estrangeira willians

Pitaya

Quicam

Tangerina cravo

Uva estrangeira red globe

Uva estrangeira thompson