MÊS DAS CRIANÇAS

9 ALIMENTOS QUE PARECEM SAUDÁVEIS (#SÓQUENÃO)

Os pais precisam saber: nem todo produto com cara de nutritivo é uma boa escolha para as crianças


LUNA AZEVEDO* | Oct 06, 2020

No mês das crianças e da alimentação mundial, aproveito para alertar sobre os produtos industrializados que enganam até os pais mais atentos: eles têm cara de nutritivos e fama de  saudáveis, mas oferecem poucos nutrientes e muito açúcar, gordura, sódio, corantes e conservantes. Ou seja, são produtos pouco (ou nada) recomendados para os pequenos, que precisam de comida de verdade para um bom desenvolvimento físico e mental, sem o risco aumentado de doenças como obesidade, hipertensão e diabetes na vida adulta. Por isso, nada de colocar qualquer item no carrinho do supermercado sem antes investigar muito bem o rótulo. 

Para ajudar nessa missão, comentamos a lista de ingredientes de nove alimentos que costumam agradar aos pais, por serem práticos de armazenar na lancheira, e às crianças, geralmente seduzidas pelo sabor e pela textura do alimento e, principalmente, pelo colorido da embalagem.  

1. Suco de caixinha

Surgiu no mercado com o apelo de suco “natural” e, por isso, muitos pais adotaram a opção como alternativa saudável aos refrigerantes. Atenção: muitos deles não são suco integral de frutas e, sim, néctar – um tipo de refresco com apenas 20% de polpa de fruta (para ser reconhecido como suco, o produto deve ter 100% de fruta) diluída em água e uma boa dose de açúcar (alguns têm mais desse ingrediente do que um refrigerante), além de corantes, conservantes, aromatizantes e outros aditivos químicos. Pior, o pouco de fibras e vitaminas das frutas praticamente se perde no processo de fabricação do néctar. 

Existem opções de suco sem adição de açúcar e aditivos químicos, mas é importante conferir a lista de ingredientes, apresentada em ordem decrescente: o item que aparece primeiro é aquele usado em maior quantidade na composição do alimento. Portanto, recuse de cara qualquer produto em que o açúcar é o primeiro dos ingredientes. Preste atenção também no tamanho da lista: quanto mais itens, mais processado é o suco e mais aditivos químicos tem dentro da caixinha.

Outro inconveniente do suco de caixinha é a embalagem de alumínio usada para prolongar o tempo de validade do produto. Só que a absorção do metal pode desencadear efeitos colaterais na criança, como problemas intestinais, de pele, queda de cabelo, entre outros sintomas. 

LISTAS DE INGREDIENTES 

Exemplos de produtos disponíveis no mercado

"Suco de laranja" ultraprocessado

Ingredientes: Água, suco concentrado de laranja (1,2%), aroma sintético idêntico ao natural, reguladores de acidez ácido cítrico e citrato de sódio, sequestrantes hexametafosfato de sódio e EDTA cálcio dissódico, estabilizantes carboximetilcelulose sódica e goma xantana, conservadores benzoato de sódio e sorbato de potássio, edulcorantes acesulfame de potássio (29mg), sucralose (11mg) e ciclamato de sódio (2mg) por 100ml, corantes artificiais tartrazina e amarelo crepúsculo FCF. Baixo em açúcares. 

X

Suco integral de laranja processado

Ingredientes: suco de laranja integral. NÃO CONTÉM GLÚTEN. 

Melhor escolha: preparar o suco em casa com a própria fruta (mantenha alguma reservas no freezer).  

2. Pipoca de micro-ondas

O preparo é rápido e prático, mas o milho da pipoca de micro-ondas costuma ser geneticamente modificado e vem acompanhado de uma quantidade significativa de gordura hidrogenada (trans), além de aditivos químicos como corantes, conservantes e glutamato monossódico. Esse último ingrediente, aliás, pode desencadear enxaqueca e problemas como hipertensão arterial. 

LISTA DE INGREDIENTES 

Exemplo de produto disponível no mercado

Ingredientes: milho de pipoca, gordura vegetal, sal e tempero (cebola em pó, alho em pó, alecrim, cúrcuma, pimenta do reino branca, aipo, realçadores de sabor glutamato monossódico e inosinato de sódio, acidulante ácido cítrico, aromatizante e antiumectante dióxido de silício). NÃO CONTÉM GLÚTEN. ALÉRGICOS: PODE CONTER SOJA. 

Melhor escolha: fazer a pipoca da maneira tradicional, na panela, com uma gordura boa, como azeite de oliva, e pouco sal. Atenção: não é recomendado oferecer pipoca antes dos 4 anos – antes disso, existe o risco de a criança se engasgar seriamente, segundo a Academia Americana de Pediatria. 

3. Barrinha de cereais 

Existem diversos tipos de barrinhas de cereais no mercado, algumas consideradas saudáveis, outras nem tanto. Mesmo aquelas com uma dose generosa de fibras, o que é bom, costumam ter muito açúcar e sódio. Compare a lista de duas opções do produto. A primeira tem mais de um tipo de açúcar (xarope de glicose e açúcar invertido), gordura saturada (oleína de palma) e vários aditivos químicos (aromatizantes, corantes e conservantes). Sem dúvida, a segunda é uma escolha melhor, não só pelo fato de ser uma opção salgada, mas por ter bem menos ingredientes. Além disso, os ingredientes são naturais. 

LISTA DE INGREDIENTES

Exemplo de alimento disponível no mercado

Barrinha de cereais ultraprocessada

Ingredientes: aveia em flocos, chocolate, flocos de trigo, xarope de glicose, flocos de arroz, polidextrose, avelã, açúcar invertido, oleína de palma, gordura vegetal, açúcar, liquor de cacau, sal, umectante sorbitol e glicerina, aromatizante, antioxidantes lecitina de soja e tocoferol, acidulante ácido cítrico e corante natural caroteno. CONTÉM GLÚTEN. ALÉRGICOS: CONTÉM AVELÃS E DERIVADOS DE SOJA, LEITE, TRIGO, CEVADA E AVEIA. PODE CONTER AMENDOIM, AMÊNDOA, NOZES, CASTANHA-DE-CAJU, CASTANHA-DO-BRASIL, OVOS E CENTEIO. 

X

Barrinha de cereais natural

Ingredientes: Semente de girassol, amendoim, amêndoa, semente de abóbora, semente de chia, azeite de oliva extra virgem, páprica doce, sal marinho, gengibre e cúrcuma orgânicos, pimenta do reino e orégano. CONTÉM GLÚTEN. PRODUTO NATURALMENTE SEM GLÚTEN, porém processado em local onde se manipula aveia. 

5. Gelatina

Os tons intensos de vermelho, verde ou amarelo não deixam dúvida que a gelatina de pacotinho tem um montão de corante artificial, além de conservantes, açúcar e adoçantes. Isso tudo misturado à proteína (colágeno) extraída de tendões, peles e ossos de animais para gelificar o produto (atenção vegetarianos e veganos). Mesmo assim, é comum a oferta desse alimento ultraprocessado para as crianças, com o apelo de ser uma sobremesa divertida e refrescante. 

 

LISTA DE INGREDIENTES

Exemplo de alimento disponível no mercado

Ingredientes: Açúcar, gelatina em pó, sal, reguladores de acidez ácido fumárico e citrato de sódio, edulcorantes artificiais: vermelho bordeaux S e azul brilhante FCF. ALÉRGICOS: PODE CONTER TRIGO, AVEIA, CEVADA, SOJA, LEITE, OVO E LÁTEX NATURAL. CONTÉM LACTOSE. CONTÉM GLÚTEN. CONTÉM FENILALANINA. 

Melhor escolha: gelatina de ágar-ágar. Extraída de algas, incolor e sem sabor, pode ser misturada com suco de fruta natural antes de ser levada à geladeira. 

6. Cereal matinal

Nada menos de 70% dos ingredientes dos cereais matinais são farinhas refinadas, sendo o açúcar o segundo item em maior quantidade. Ou seja, é um produto que tem muitas calorias e quase nenhum nutriente necessário para a criança iniciar o dia. Mesmo que elas se encantem com a propaganda do produto na tevê, o colorido do pacote e o croc-croc dos floquinhos ou rodelinhas, os pais têm que tentar outras opções. 

LISTA DE INGREDIENTES

Exemplo de alimento disponível no mercado

Ingredientes: farinha de milho integral (37%), farinha de milho enriquecida com ferro e ácido fólico (33,8%), acúcar, minerais [cálcio (carbonato de cálcio) e ferro (ferro eletrolítico)], vitaminas [niacina (nicotinamida), ácido pantotênico (pantotenato de cálcio), B6 (cloridrato de piridoxina), B1 (tiamina HCL), ácido fólico (ácido N-pteroil-L-glutâmico) e B2 (riboflavina), sal, xarope de açúcar, xarope de glucose, extrato de malte, oleína de palma, estabilizante (fosfato trissódico), antioxidante (tocoferol) e aromatizante. ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE CEVADA E SOJA. PODE CONTER AMÊNDOA, LEITE, TRIGO, AVEIA E CENTEIO. CONTÉM GLÚTEN.

Melhor escolha: trocar o cereal matinal por uma fruta polvilhada com aveia. 

7. Balinha de goma 

Elas são populares na cantina das escolas, vendidas no semáforo e disponíveis nas lojas em baleiros de vidro, mas deveriam ser evitadas, independentemente da fase de vida da criança. As balinhas de goma são feitas com uma mistura de açúcares (xarope de glicose, açúcar refinado) em grande quantidade, óleo de palma (gordura saturada), farinha de trigo e gelatina, além de corantes e aromatizantes. 

LISTA DE INGREDIENTES

Exemplo de alimento disponível no mercado

Ingredientes: xarope de glicose, açúcar, farinha de trigo, amido modificado, água, gordura vegetal, óleo de palma, sal, acidulantes: ácido láctico e ácido cítrico, reguladores de acidez: ácido málico e citrato trissódico, gelificante: gelatina, aromatizante, emulsificantes: ésteres de mono e diglicerídios com ácidos graxos, umectante: glicerina, antioxidante: lactato de sódio e corantes artificiais: vermelho 40 e azorrubina. Contém glúten. 

Melhor escolha: balinha de alga e, mesmo assim, de vez em quando. 

8. Biscoito de aveia e mel

Apesar de comum na lancheira das crianças, os biscoitos de pacote deveriam ser oferecidos esporadicamente, e olhe lá. À base de farinha e açúcar, não oferecem nutrientes importantes para o dia a dia.

LISTA DE INGREDIENTES

Exemplo de alimento disponível no mercado

Ingredientes: cereais integrais (73%) (farinha de trigo integral, aveia em flocos, quinoa e farinha de centeio integral), açúcar, gordura vegetal, fibra de trigo, açúcar invertido, sal, fermentos químicos (bicarbonato de amônio e bicarbonato de sódio), aromatizante, emulsificante (lecitina de soja) e antioxidante (TBHQ). ALÉRGICOS: CONTÉM AVEIA E DERIVADOS DE TRIGO, CENTEIO E SOJA. PODE CONTER CEVADA, LEITE AVELÃ E GERGELIM. CONTÉM GLÚTEN.

Melhor escolha: no lugar de biscoito de pacote, coloque na lancheira um potinho de banana amassada com granola caseira (fica pronta em 20 minutos e dá para deixar pronta para a semana toda). Outra opção é fazer um cookie caseiro com banana, aveia e passas.  

9. Bebida láctea (iogurte)

É mais um item que os pais costumam colocar na lancheira dos filhos, mas, como todo produto lácteo combinado com fruta, tem muito conservante para prolongar o tempo de prateleira. Não só isso: contém muito açúcar, além de corante.

LISTA DE INGREDIENTES

Exemplo de alimento disponível no mercado

Ingredientes: leite reconstituido semidesnatado e/ou leite pasteurizado integral, preparado de frutas (água, xarope de açúcar, amido modificado, açúcar, suco de maçã, banana, mamão, cálcio (fosfato tricálcico), corantes naturais urucum e carmim, acidulante ácido cítrico, espessante goma guar, conservador sorbato de potássio e aromatizantes), soro do leite reconstituído, xarope de açúcar e fermento lácteo. ALÉRGICOS: CONTÉM LEITE E DERIVADOS. CONTÉM LACTOSE. NÃO CONTÉM GLÚTEN. 

Melhor escolha: uma vitamina caseira leva 3 minutos para ser feita, é livre de aditivos químicos e oferece uma qualidade nutricional superior a de uma bebida láctea de caixinha. Mande na lancheira em uma garrafinha térmica. 

Já pensou em usar leite vegetal no lugar do leite de origem animal? Hoje já existem opções de leite vegetal com apenas dois ingredientes: água e oleaginosas (castanhas).

PALADAR INFANTIL 

As crianças ainda não têm o paladar formado e, por isso, o açúcar e a gordura dos produtos industrializados podem dificultar a aceitação delas por verduras e legumes, o que acaba sendo refletido nas escolhas da vida adulta. Portanto, quanto mais demorar o momento de provar os produtos industrializados, melhor para a saúde da criança e de toda a família.

*LUNA AZEVEDO é nutricionista materno infantil, atuante em alimentação vegana e vegetariana. 

ARTIGOS RELACIONADOS

ALIMENTOS DISFARÇADOS DE SAUDÁVEIS

GORDURA TRANS: ATÉ QUANDO?

VEGANO À BASE DE ULTRAPROCESSADOS