CONSUMO CONSCIENTE

6 MARCAS QUE APOSTAM NA LOGÍSTICA REVERSA

Entenda como funciona o sistema de descarte correto de resíduos para poupar o meio ambiente


camila freire | Jan 12, 2022

Consegue imaginar quanto de resíduo geramos diariamente como consumidores? São toneladas, todo ano, só de embalagens de alimentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal. Depois de um tempo de uso, roupas, calçados e acessórios também acabam sendo descartados como “lixo" nos aterros sanitários, o que intensifica a emissão de CO2 e agrava as mudanças climáticas. Priorizar marcas que adotam a logística reversa é uma forma de ajudar a amenizar esse cenário preocupante para o equilíbrio do planeta. 

Foto: Nude

O sistema foca no retorno de materiais após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para a reutilização pela própria indústria ou, então, para o descarte correto visando um menor impacto ambiental. 

Implantada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a logística reversa é obrigatória para os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes nos seguintes segmentos:

*Agrotóxicos e seus resíduos, assim como embalagens que, após o uso, constitua resíduo perigoso.

*Pilhas e baterias. 

*Pneus.

*Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens.

*Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista.

*Produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

TRABALHO COLETIVO 

O sistema vem sendo adotado também por marcas que priorizam questões sustentáveis e querem ser identificadas pelos consumidores como negócios que têm a preservação do meio ambiente entre seus princípios fundamentais. Mas, para dar certo, a indústria precisa de parcerias, por exemplo, de uma transportadora que se responsabilize pela coleta e destino correto dos itens recolhidos. A participação do consumidor também é essencial nesse processo. Seu papel é criar o hábito de separar e levar as embalagens vazias até os pontos de coleta. Algumas marcas oferecem até cupom de desconto como incentivo.

Quer fazer sua parte? Antes de adquirir um produto (alimentos, cosméticos, sapatos ou roupas) verifique se a marca oferece a estrutura de logística reversa. Confira 6 marcas, de diferentes segmentos, que apostam nesse sistema como forma de reduzir o impacto ambiental e amenizar as mudanças climáticas.

Nude

Especialista em bebida de aveia, a Nude possibilita que seus consumidores, desde o fim de 2021, levem as caixinhas pós-consumo e outras embalagens cartonadas recicláveis para descarte em Pontos de Entrega Voluntária (PEV) na cidade de São Paulo (confira a lista de endereços atualizados mensalmente aqui).  

A iniciativa da Nude, em parceria com a Musa (empresa de coleta) e a Tetra Pak (embalagens cartonadas), tem como objetivo dialogar com a sociedade sobre a responsabilidade compartilhada da gestão de resíduos pós-consumo.

Simple Organic

Primeira marca de cosméticos a ter o selo EuReciclo e primeira a ser certificada pelo Instituto Lixo Zero, a Simple Organic investe na logística reversa em um processo semelhante à compensação de carbono. Na prática, funciona da seguinte forma: os clientes vão até uma loja física de suas cidades (confira os endereços aqui) para realizar o descarte correto das embalagens. A Simple Organic se encarrega de destinar corretamente os itens para as cooperativas de reciclagem de cada cidade. Em troca, o consumidor tem direito a 10% de desconto em um novo produto.

Melissa

A empresa iniciou um programa de logística reversa em 2019, com a instalação de coletores nas lojas próprias, onde os consumidores podem entregar os calçados usados da Melissa, Rider e Nuar. De lá, os resíduos podem seguir dois caminhos: voltar para a fábrica para compor um novo calçado ou seguir para recicladores homologados.

C&A e Renner

Em novembro de 2021, as varejistas C&A e Renner anunciaram parceria no projeto “Sacola do Bem” do brechó online Repassa. O brechó (@repassabar) recebe roupas usadas dos consumidores que, antes de serem colocados à venda, passam por um processo de curadoria, fotografia e cadastro.

O participante pode colocar na sacola até 30 peças e, após a venda, receber 60% do valor arrecadado com as roupas.

Grand Cru 

Assim como a Simple Organic, a Grand Cru faz parte do projeto eureciclo – movimento que certifica a logística reversa de embalagens e garante que, após o consumo, a cooperativa de lixo de cada região encaminhe corretamente os resíduos coletados para a reciclagem.